Muffins Saudáveis

Quando decidi optar por uma alimentação mais saudável senti a falta de alguns docinhos aos quais sempre estive habituada. Habitualmente comprava bolachas, madalenas e outros bolos já embalados no supermercado e quando me dava ao trabalho de fazer em casa, claramente que enchia tudo de açúcar e outros ingredientes menos bons.

Procurei sempre uma alternativa para poder comer tudo aquilo que gosto “sem culpa” e não sentir assim a falta de nada. Sei que por vezes parece impossível, mas existe sempre uma forma de melhorar qualquer receita e manter um sabor delicioso.

Desta forma, sugiro-vos uns Muffins que são uma excelente opção para comer em casa ou levar como snack. Por não terem como ingrediente nenhum açúcar refinado ou outras substâncias prejudiciais tornam-se também uma excelente opção para os lanches das crianças.

thumbnail_112233

A farinha de espelta é feita por mim. Compro a espelta em flocos e trituro na liquidificadora até à forma de farinha, no entanto podem comprar já a espelta sob a forma de farinha.

Para o creme de tâmaras, a quantidade de água é variável consoante o sabor e textura que se pretende obter. Para um sabor mais doce e uma textura mais cremosa, a quantidade de água deve ser menor. E vice-versa. Nesta receita, coloquei as tâmaras de molho numa taça com a água a cobrir cerca de um dedo acima.

Ingredientes e modo de preparação:

  • 180gr tâmaras deglet nour (aproximadamente 16)
  • 230gr de farinha de espelta
  • 2 c. sopa de óleo de coco
  • 60g pepitas cacau
  • 2 bananas pequenas ou 1 grande (esmagadas)
  • 1 c. chá de bicarbonato de sódio
  • 1 c. chá de sumo de limão espremido ou vinagre de sidra

Cobrir as tâmaras com água morna e deixar de molho por cerca de 20/30 minutos. Após esse período, colocar as tâmaras com a água em que estiveram de molho no liquidificador e bater até formar um líquido cremoso.

Num recipiente, misturar os ingredientes secos: farinha de espelta, bicarbonato de sódio e pepitas de cacau. À parte, misturar os líquidos: creme de tâmaras, óleo de coco, banana esmagada e o sumo de limão.

Misturar os secos com os líquidos até obter uma consistência homogénea. Untar as formas com óleo de coco, verter o preparado e levar ao forno pré aquecido a 180ºC por 20 minutos.

 

Flávia Benedettino

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s