Stress, Ansiedade e Vida Saudável

Quando pensamos em “ser mais saudável” associamos imediatamente a uma mudança na alimentação e implementar a prática de exercícios físico. Mas ser saudável vai muito mais para além disso. Comer bem e fazer desporto não basta, principalmente se vivemos sob stress e ansiedade.

A verdade é que, hoje em dia, os casos de ansiedade tendem a aumentar cada vez mais. E pior do que isso… estão a começar em idades cada vez mais juvenis. Assustador não é?

Não preciso de ir muito longe, basta olhar para o meu próprio caso… Uma criança de 15 anos a desmaiar vezes sem conta, ataques de ansiedade frequentes e, por fim, com uma depressão diagnosticada. Será isto normal numa criança???

Muitas vezes não nos apercebemos da agitação da nossa vida. Simplesmente levamos o dia a dia normal, naquela típica correria sem ter noção de que estamos a stressar o nosso corpo. A ironia da situação é que tudo é criado somente por nós. Quer seja pela falta de descanso, pelo excesso de trabalho e responsabilidades ou até mesmo pelo excesso de exercício físico.

Temos de saber dizer não quando é preciso e respeitar o nosso corpo. Relaxar e acalmar a mente. Parar e olhar à volta para o que está a acontecer. É isto que queremos para nós?

Nas minhas últimas semanas na Tailândia os meus sonos estavam completamente descontrolados. Ia dormir pelas 6/7h da manhã e acordava depois de almoço. Só tinha tempo de tomar o “pequeno almoço” e já anoitecia. Eu tinha de trabalhar! Era a minha única hipótese trabalhar durante a noite, porque era final da tarde em Portugal. Mas sabem que mais? Eu estava a dar em louca! As dores no joelho começaram a ser insuportáveis, a menstruação desregulou, recuperei o peso perdido, perdi a motivação e a irritabilidade aumentou. Todos os dias acordava com uma sensação horrível. E apesar de amar de coração todos os projetos a que me dedico não posso implicar neles a minha saúde física e mental.

Eu aguentei porque sabia que era temporário, mas sei que existem milhares de pessoas com situações semelhantes à minha, mas que vivem nela diariamente e sem se aperceber daquilo que está a acontecer. Se negam que isso acontece na vossa vida, então lembrem-se de quantas vezes tomaram um comprimido ou um chá para dormir. Ou quantas vezes pensaram em fazê-lo… Pensem em quantas vezes ficaram às voltas na cama…

Tal como eu sempre digo, a saúde passa por um equilíbrio emocional, mental, espiritual e físico. Muitas vezes a cura está dentro de nós e somos tão teimosos que continuamos sempre a procurá-la de forma externa.

Não se sintam mal por descansar e acalmar de vez em quando. Aliás, devem mesmo fazê-lo para recuperar forças e energia. Todos somos seres humanos!

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s