É preciso passar fome para emagrecer?

Infelizmente ainda há um grande número de pessoas a pensar que para emagrecer tem de passar fome e recorrer a dietas extremistas… A boa notícia de hoje é que isso não é verdade!

Todos podem emagrecer independentemente do tipo de dieta que fazem (paleo, vegan, cetogénica, low carb, etc.) sem passar fome. Vou tentar explicar-vos de uma forma prática:

Suponhamos que o corpo de um determinado indivíduo necessita de 1500 calorias diárias para executar todas as tarefas normais do dia a dia.

  • Se esse indivíduo ingerir 1500 calorias tudo se vai manter;
  • Se ingerir, por exemplo, 1700 calorias o corpo vai pensar “há calorias a mais, vamos armazená-las sob a forma de gordura”;
  • Se ingerir, por exemplo, 1400 calorias o corpo vai pensar “não há calorias suficientes, temos de ir buscar energia a outro lado: À GORDURA!“.

De uma forma mais teórica é assim que tudo acontece com o nosso corpo. Estes números que dei são meramente indicativos e servem somente como um exemplo para vos explicar de uma forma mais clara.

Todos nós temos um valor de calorias diário que é somente nosso. Esse valor muda de corpo para corpo (consoante sexo, idade, peso, altura, nível de atividade física, etc.) e na maior parte das vezes não se trata de um valor fixo, mas sim de uma estimativa. Para calcularem o vosso valor aproximado basta clicarem aqui e seguirem os passos descritos.

Apesar de ser um valor indicativo, que vos pode orientar numa primeira fase, nós não somos números! É normal que o corpo sofra alterações, é normal que existam oscilações! Além disso, como eu disse acima, isto é um valor que vos pode orientar numa fase inicial, contudo há sempre diversos fatores que poderão influenciá-lo. Deste modo aconselho-vos a consultarem sempre um profissional na área que vos ajude a alcançar os vossos objetivos de uma forma saúdavel e benéfica ao vosso corpo. Lembrem-se que o nosso corpo não reage bem a oscilações demasiado drásticas!

Restringir qualquer tipo de macronutriente (hidratos de carbono, gordura, proteína) não é a solução, a menos que se sintam melhor assim (o que é muito pouco frequente).

Podem seguir o tipo de dieta com o qual se sentem mais confortáveis, pois qualquer uma é capaz de vos dar os resultados que pretendem sem terem de passar fome. Equilíbrio é a chave, sempre!

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s